Das 21 maiores cidades gaúchas, só 8 têm times na Série A do Gauchão

Das 21 maiores cidades gaúchas, só 8 têm times na Série A do Gauchão

Foto: Gabriel Haesbaert (Especial)

A conquista do Inter-SM foi importantíssima para colocar um time de Santa Maria de volta na elite do futebol gaúcho. Até porque, nos últimos tempos, a Série A do Gauchão ficou mais restrita, com apenas 12 clubes disputando o principal título do Estado. No passado, a primeira divisão era bem maior, dando oportunidade para bem mais times do interior. Com o Inter-SM e o Novo Hamburgo subindo, o que chama a atenção é que, entre as 21 maiores cidades gaúchas, apenas oito terão times na Série A em 2026. Neste ano, eram apenas sete, pois Pelotas e Brasil-Pel participaram da elite, mas acabaram sendo rebaixados para o ano que vem.


​ + Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp

A concentração de times está mesmo na Capital (com Inter, Grêmio, São José e Monsoon) e em Caxias do Sul (com Caxias e Juventude). Só as duas maiores cidades gaúchas, que são também as mais ricas, reúnem metade dos clubes da Série A.


Entre os municípios mais populosos, boa parte não tem times na elite: Canoas, Pelotas, Gravataí, Viamão, São Leopoldo, Passo Fundo, Rio Grande, Alvorada, Cachoeirinha, Sapucaia do Sul, Bento Gonçalves e Uruguaiana. Isso reforça a importância da conquista do Inter-SM e de Santa Maria. Entre as 21 cidades, as menores com representantes na Série A são Bagé (Guarany-Ba), Erechim (Ypiranga) e Ijuí (São Luiz). São cidades com população de 112 mil e 87 mil habitantes.


Nesta Divisão de Acesso, o Aimoré, de São Leopoldo, quase subiu, mas foi desclassificado pelo Novo Hamburgo. Além do Veranópolis (da cidade de 24 mil habitantes), tinham representantes Passo Fundo (Passo Fundo e Gaúcho), Bento Gonçalves (Esportivo), Santa Cruz do Sul (Santa Cruz), Bagé (Bagé), Lajeado (Lajeadense), Farroupilha (Brasil), Gramado (Gramadense), Vacaria (Glória), Frederico Westphalen (União Frederiquense) e Tramandaí (Real).

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Justiça manda Dnit religar lombadas eletrônicas nas rodovias federais Anterior

Justiça manda Dnit religar lombadas eletrônicas nas rodovias federais

Iluminação de LED já foi instalada em metade dos 28 mil pontos e 11 praças de Santa Maria Próximo

Iluminação de LED já foi instalada em metade dos 28 mil pontos e 11 praças de Santa Maria

Deni Zolin